Release



Sobral recebe encontro internacional de jovens realizadores de audiovisual da América Latina e do Caribe de 23 a 26 de maio

Com o objetivo de reunir jovens realizadores latino-americanos e caribenhos para intercâmbios culturais e estéticos, o I Nossas Américas - Nossos Cinemas: I Encontro de Jovens Realizadores da América Latina e do Caribe será realizado em Sobral, a 235 km da capital cearense, entre os dias 23 e 26 de maio, para difundir suas novas produções audiovisuais e contribuir para o debate teórico e técnico entre os profissionais.

Durante quatro dias, os realizadores participarão de mesas temáticas, palestras e mostras de filmes, em busca de novas formas de organização, de trocas e vivências. A partir desse encontro, poderão ser estabelecidas redes solidárias de cooperação, de ensino e de difusão, dentro de um processo de respeito à diversidade e de uma ética que estabeleça a reciprocidade, contribuindo para a universalização das culturas dos povos.

O encontro possibilitará o contato e o intercâmbio entre os jovens realizadores da América Latina e do Caribe, onde as fronteiras entre o antigo e o contemporâneo são quebradas. Em países como Argentina, Venezuela, Equador, Chile, Bolívia, Brasil e México surgem novas cinematografias independentes, experimentais e populares, a partir das novas tecnologias digitais, que merecem atenção.

A escolha de Sobral como sede do encontro não é aleatória. Segundo Bárbara Cariry, diretora geral do I Nossas Américas - Nossos Cinemas, a ideia é realizar ações em centros urbanos do interior, onde já acontece um trabalho cultural significativo e apresenta  um núcleo de produção audiovisual emergente, a partir do trabalho já realizado pela Escola de Ofícios e Artes (ECOA) e pela Universidade do Vale do Acaraú (UVA). Esta produção precisa ser incentivada e vista, por isto estamos levando também para Sobral oficinas de formação e mostras de cinema de jovens realizadores de vários países, além de uma mostra com a produção local", afirma a diretora geral.

Quatro mostras de filmes compõem a programação: a Mostra Nossas Américas, com longas-metragens; a Mostra Santiago Alvarez, com filmes do cineasta cubano Santiago Alvarez; a Mostra Grande Caribe, com produções caribenhas; e a Mostra Curta Ceará, com curtas-metragens realizados por cearenses. A Mostra Latina tem a curadoria do premiado cineasta brasileiro Petrus Cariry, enquanto as curadorias das mostras paralelas são dos cubanos Rigoberto Lopez e Lázara Herera. A produção internacional ficou a cargo do argentino Tito Ameijeiras e a articulação da participação dos povos originários é feita por David Hernández (Venezuela) e Kuyllur Saywa (Equador).

Os jovens realizadores convidados foram indicados por universidades, associações de cineastas e órgãos nacionais e internacionais ligados ao cinema e à cultura, dentro de vários perfis culturais, sociais e étnicos. “Além dos 100 jovens realizadores de todo o pais que se farão presentes no encontro, cerca de 60 convidados nacionais e internacionais realizarão palestras, debates e mesas redondas sobre o Cinema Latino Americano e Caribenho. O I Nossas Américas – Nossos Cinemas é um encontro sincrético, original, mestiço, plural e singular”, afirma Barbara Cariry.

O encontro ainda realizará o I Moitará de DVDS, CDs e livros, que possibilitará a ampla integração entre os convidados latino-americanos e caribenhos com os jovens brasileiros. Ao final do evento, deve ser escrita e divulgada uma carta de princípios e proposições de ações visando ao intercâmbio e à colaboração solidária entre os jovens realizadores de cinema e audiovisual da América Latina e do Caribe. O Brasil, ao abrigar um evento como esse, destaca sua importância como polo cultural da América Latina e reconhece a cultura como fator de desenvolvimento sustentável. 
                           
O I Nossas Américas - Nossos Cinemas: I Encontro de Jovens Realizadores da América Latina e Caribe tem patrocínio do Ministério da Cultura / Secretaria do Audiovisual, da Secretaria de Cultura do Estado do Ceará e da Prefeitura Municipal de Sobral. A realização é da Secretaria de Cultura e Turismo de Sobral e Sereia Filmes. Os apoiadores são o Congresso Brasileiro de Cinema (CBC), o Conselho Nacional de Cineclubes - CNC, o Encontro de Documentaristas do Século XXI (DOCLAT SEC XXI) e outras instituições internacionais ligadas ao audiovisual.

Homenageados

A atriz e cineasta Helena Ignez, que passou pelo teatro, televisão e se notabilizou no cinema, e Geraldo Sarno, cineasta importante da produção nacional, receberão homenagens ao lado da cubana Lazara Herrera, documentarista, produtora cinematográfica e peça fundamental no desenvolvimento do Novo Cinema latino-americano e caribenho, e da realizadora colombiana Marta Rodriguez, documentarista cujos trabalhos cinematográficas abrangem os movimentos agrários, sindicais, estudantis, as comunidades indígenas e as culturas afro-colombianas, convertendo-se em testemunhas vivas da história da Colômbia.

Com dupla nacionalidade, francesa e canadense, outro homenageado é Michel Régnier, que realizou mais de uma centena de filmes documentários em cinquenta países, tratando notadamente da cultura, da educação, do desenvolvimento e dos conflitos sociopolíticos, sempre na perspectiva do respeito à diversidade cultural e do diálogo entre as culturas dos povos. O cineasta Humberto Rios, nascido na Bolívia, mas que adotou a Argentina como seu país de referência e nacionalidade e onde está radicado há várias décadas, completa a lista.

Para Bárbara Cariry, diretora geral do I Nossas Américas – Nossos Cinemas, o reconhecimento a esses realizadores impacta diretamente na nova geração, que constrói a linguagem do cinema mundial. “Resolvemos homenagear a experiência de artistas inspiradores que tanto colaboram para a realização de um cinema latino-americano e caribenho. Essas pessoas espalharam e cultivaram boas sementes, mesmo quando semearam no deserto. Muitas caíram em terrenos férteis e geraram flores e frutos. Chegou nossa vez de arar os campos e fazer a semeadura dos sonhos. Para nós, abrem-se os grandes desafios”, comenta.

Debates

Outros nomes importantes do cinema latino-americano e caribenho estarão presentes no festival, participando de debates e atividades paralelas, como Eryk Rocha (Brasil), Rigoberto López (Cuba), Ivan Sanginés (Bolívia), Jorge Serrano (Equador), Carmen Rosa Vargas (Peru), Paulo Linhares (Brasil), Frederico Machado (Brasil), Sergio Mamberti (Brasil/MINC), entre outros. Temas diversos estão programados para os debates no Teatro São José: "Panorama do Cinema Caribenho e do seu desenvolvimento como uma das manifestações do Novo Cinema Latino Americano", "O Cinema dos Povos Originários", "Um Cinema sem Fronteiras", “Cinema entre Fronteiras”, "Cinema: Ensino e Pratica", "Distribuição e Difusão - Cinemas e Transmídia" e "Novos desafios para a gestão governamental".


Oficinas

A Oficina de Roteiro Audiovisual será realizada na Escola de Música de Sobral (Avenida Dom José 1126, Centro), comandada pela diretora de curtas-metragens Michelline Helena. Já Sérgio Silveira, diretor de arte para importantes diretores da cinematografia Brasileira, comandará a Oficina de Direção de Arte no ECOA (Travessa Adriano Dias Carvalho, 135 - Centro). Os interessados podem se inscrever gratuitamente na Escola de Música de Sobral.


Serviço:
I Nossas Américas – Nossos Cinemas
(I Encontro de Jovens Realizadores da América Latina e Caribe)
Local: Teatro São João - Sobral (CE)
Período: 23 a 26 de maio
Informações: (85) 3224.6944


Informações para a imprensa em Sobral:
Neusa Pires (85) 8898.9518 / (85) 9178.0208
neusampires@hotmail.com

Informações para a imprensa no Ceará:
Diego Benevides (85) 8878.1405 / (85) 9615.8505
diegobenevidess@gmail.com

Informações para a imprensa nacional:
Carolina Bressane (11) 9234 4570
carolinabressane@planetatela.com.br